sábado, 2 de abril de 2011

Tenho acne... O que fazer?


Tá bom, eu admito, tenho trauma com espinhas, aquelas coisinhas que aparecem no nosso rosto e estragam tudo! Ainda ficam lá dizendo "Olha como sou feinha, me aperte, seu rosto ficará marcado, mas se livrará de mim!" Aí eu não aguento e APERTO, só não sigam meu exemplo, NUNCA, em qualquer circunstância, aperte uma espinha. E se você também as ODEIA (daã! Quem gosta?), aí vão algumas dicas de como cuidar para que seu rosto fique longe delas:

Como prevenir?
Acne é uma doença inflamatória da pele, que está  relacionada à oleosidade e à produção hormonal, o melhor jeito de preveni-la é tendo uma boa higiene:

  • Lave o rosto no MÁXIMO duas ou três vezes por dia, para tirar a oleosidade e seque-o com uma toalha limpa. Ao lavar o rosto várias vezes ao dia, a pele "achará" que está ressecada e produzirá mais óleo, então NUNCA faça isso. 
  • Use uma loção adstringente, que limpa os poros e tonifica a pele e lencinhos próprios para tirar a oleosidade e o brilho. 
  • Faça uma esfoliação da pele três ou quatro vezes  por semana ou use peelings suaves que são SUPER indicados para enxugar a olesidade e retirar a pele morta. Uma vez por mês faça uma limpeza mais profunda com um esteticista. 
  • Ter uma boa alimentação também ajuda a prevenir a acne, por mais que aquela lenda de que chocolate dá espinha não tenha sido comprovada, estudos revelam que existe uma relação entre a gordura, o açúcar e a acne, ingerir frutas, verduras e beber muita água pode ser uma boa.
  • Mantenha seu cabelo longe do rosto e evite ficar passando a mão, para não aumentar a oleosidade e transmitir bactérias. 

Atenção: oleosidade e hidratação são BEM DIFERENTES! Então, mesmo uma pele oleosa tem que ser hidratada diariamente.

Como tratar?
O melhor jeito de se livrar totalmente da acne, é procurar um dermatologista, só um profissional poderá indicar o tratamento adequado para seu tipo de pele. Mas também dá para cuidar da sua pele em casa, tomando cuidado com os produtos usados, para que não desenvolva uma alergia. Use cremes e pomadas anti-acne, que contém ácido salicílico ou peróxido de benzoíla na fórmula ou produtos com nicotinamida, ajudam a fechar os poros.

Tenho uma festa pra ir e aquela espinha está atrapalhando a maquiagem!
A regra é NUNCA apertar uma espinha, já que as unhas ou os dedos podem transmitir bactérias e piorar de vez a situação, mas, dá para disfarçá-la:

  • Se a espinha está inflamada e vermelha:

Tentar apertá-la pode estragar de vez o seu make, então tente disfarçá-la:

  1. Depois de passar a base, use a pontinha do dedo para aplicar um pouquinho de corretivo somente sobre a espinha, dando batidinhas BEM leves.
  2. Passe pó por cima para fixar o corretivo. Continue seu make normalmente.

#FicaDica: se você tem espinhas regularmente, invista em um corretivo secativo com peróxido de benzoíla ou ácido salicílico na fórmula, que ajudam a  esconder a acne e já vão tratando o problema.


  • Se a espinha estiver BEM amarelinha e na superfície da pele:


Se a espinha estiver bem na superfície da pele, quase estourando, você TEM que fazer alguma coisa, e nesse caso, vale a pena quebrar a regra geral, tomando alguns cuidados:

  1. Molhe um pedaço de algodão em água quente e coloque por um minuto em cima da espinha. Assim ela amolece e será mais fácil tirar a parte com pus sem agredir demais a pele.
  2. Enrole os dedos numa gaze e esprema em devagar, sem fazer muita pressão. Cuidado! Não use os dedos ou as unhas diretamente na espinha na hora de espremer. As bactérias na sua mão podem infeccionar a pele e piorar o que já estava ruim.
  3. Depois de espremer a espinha, lave bem o rosto com água e um sabonete adequado ao seu tipo de pele (isso é importante para que não fique nenhum resíduo com bactérias!).
  4. Aplique uma loção secativa, espere a pele dar uma “acalmada” (desinchar um pouco, ou sair a vermelhidão) e faça seu make normalmente a partir daí.
Taí gente, vocês já podem cuidar da pele com acne com as dicas que dei. 

Kisses
Debby

Ah! Querem que eu ou a Nikky façamos algum post que você está precisando ler? Pode pedir na C-box que, com certeza, nós faremos.

Um comentário:

  1. Ah odeio espinhas, eu já tive duas no queixo e só...

    Beijos
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir

Cuidado ao comentar!

Não escreva palavrões nem ofenda ninguém;
Seu comentário será lido e se aprovado será publicado;
Procure comentar sobre os posts, se quiser perguntar fora do assunto dos posts, pergunte na C-Box do Blog;
Aceitamos críticas, principalmente elogios!

Agora que já leu pode comentar seguindo as regrinhas!